segunda-feira, 31 de março de 2014

O Livre Arbítrio E A Salvação

 

 

 

O Livre Arbítrio E A Salvação

     Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.
Gênesis 15:13-16

E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
Gênesis 25:22-23
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Êxodo 3:6-9

E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.
Jeremias 1:12

E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
Lucas 3:9

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
João 1:11-12

Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
João 10:18


E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
Atos 9:4-5

Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
Atos 22:3


Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Gálatas 1:15

O Livre Arbítrio E A Salvação

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8

segunda-feira, 24 de março de 2014

Curriculum Vitae

Dados Pessoais

Curriculum Vitae

 

Nome:GLEI GUIOMARCIO

Cidade:Barra do garças, MT

E-mail: glei_guiomarcio@hotmail.com

Tel: (66)-9219-6855

Filiação

Pai: JEOVÁ Deus(2 Samuel 7:14;Mateus 23:9; Efésio 4:6)

Mãe:Maria Cleonice de Jesus

Experiência Profissional

Professor de matemática da UFMT-ICLMA, julho de 2002 à julho de 2004.Monitor na faculdade de cálculo diferencial e integral e álgebra abstrata;quando cursava os 3º e 4º anos. Cursos de verão_menção:MS(UnB):Álgebra Linear e Análise na Reta; concluiu um semestre do Curso de Mestrado em Matemática da UnB.



Professor de Matemática da rede Pública Municipal.


 Formação Acadêmica

Instituição:UFMT-ICLMA

Graduação:Licenciatura Plena em Matemática

Período:97 à 2000

 

Barra do Garças,29-09-2013,

________________________

  GLEI GUIOMARCIO 

Porque JEOVÁ rejeitou a oferta de Caim!








       Existem algumas explicações sobre isso, comentaremos duas e faremos a nossa exposição.
A primeira e mais simples, foi que Abel ofereceu para JEOVÁ a sua "melhor" ovelha(Hb.12:24),fez de uma forma excelente; Já Caim ofereceu fruto da terra, de qualquer maneira, não teve vontade em agradar JEOVÁ.
A outra explicação, é que o primeiro "sacrificio" foi feito por JEOVÁ(Gn.3:21);Adão e Eva estavam vestidos de "folhas de figueira", à morte entrou de fato no "mundo", os primeiros obter a morte física foram os animais, Adão morreu Espiritualmente(Gn.3:10) e depois fisicamente(Gn.5:5); esses primeiros animais que JEOVÁ sacrificou, para fazer túnicas de peles para vestir Adão e Eva, indica o primeiro sacrificio, depois JEOVÁ instruiu a Adão a fazer isso, para remissão de pecados; Adão instruiu seus filhos sobre como deveria ser feito esses "sacrificios", assim sem derramamento de sangue não há remissão de pecados(Hb.9:22), devido a isso, a oferta de Caim não foi aceita, para mim, tem muita "especulação", fica difícil aceitar.
      Quando observamos apenas o livro Gênesis, é comum pensar que Caim foi induzido por JEOVÁ a matar seu irmão, uma vez que JEOVÁ é o Todo-Poderoso e Caim apenas uma "Alma", que não suportou a rejeição(Gn:4:5), Mas quando observamos, 1João 3:12 e Judas 1:11, vemos que Caim tinha uma tendencia para a maldade, ou seja, Satanás lhe influenciava; no entanto o Apostolo Paulo, diz que não havendo lei, não existe pecado(Rm.5:13), com isso, as ofertas de Caim e Abel, não poderiam ser para remissão de pecados, pois não havia nenhuma proibição, agora em Gn.4:6,7; JEOVÁ diz a Caim: "Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito", então a oferta de Caim não foi bem feita; além disso por Hebreus 11:4, temos que a oferta de Abel foi maior do que a de Caim, logo a oferta de Caim foi feita de "qualquer maneira", por isso foi rejeitada; também, Abel tinha dom de profecia(Lc. 11:50;51), isto é, ele conhecia as vontades de JEOVÁ(Amós 3:7), Caim deveria ter lhe pedido orientação; agora o Apostolo Paulo disse que todos temos dons(1Corintios 7:7), logo não podemos admitir que JEOVÁ foi injusto com Caim, não lhe dando nenhum dom(Rm.9:14)
; JEOVÁ lhe disse ainda:E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar;JEOVÁ já sabia suas intenções, por isso lhe avisou,você deve dominar o seu desejo, ou seja, agora ele recebe uma ordem indireta de JEOVÁ,"você não pode fazer, o que você esta com vontade de fazer"; se ele tivesse ao menos vontade de ser Espiritual como Jacó(Gn.25:31;Gn.32:26);ele teria conseguido, ter domínio próprio; muitas vezes JEOVÁ não fala conosco claramente, devemos interpretar," se não fosse assim o próprio Faraó teria entendido seus sonhos(Gn.41:1-8) e JOSÉ APODRECERIA NA PRISÃO"; assim quando Caim matou seu irmão, ele de fato, desobedeceu uma ordem indireta de JEOVÁ, isto é, aconteceu uma transgressão(Rm 5:13).
JEOVÁ não teve prazer, nas atitudes de Caim, porque JEOVÁ não tem preferências pessoal(Deut.10:17;Rm.9:14), Ele quer que todos se "salvem"(Tm.2:4), mas Ele ama os que lhe amam(Pv.8:17).

 

O Batismo e a Salvação




O Batismo e a Salvação


E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15-16


Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Mateus 24:24

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem
Mateus 7:13-14


E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo.
Lucas 3:9


Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
Lucas 22:32


Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
Lucas 10:29-36

E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 1:18


E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Lucas 12:4-5

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Lucas 23:43

Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

João 12:43
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
João 12:43

Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Atos 19:2

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
Atos 19:6


A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo
Romanos 10:9


Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11


Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.
1 Coríntios 15:32

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
2 Timóteo 2:13


Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8


E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Lucas 12:17-21

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:4

Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:4
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Gálatas 1:8


Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4

E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Apocalipse 2:23

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 24:13

Os ungidos e a Salvação




Os ungidos e a Salvação


O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque JEOVÁ me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Isaías 61:1-2

Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao Senhor.
1 Samuel 15:31

Então disse JEOVÁ a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
1 Samuel 16:1

Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
1 Samuel 31:4

E disse aos seus homens: JEOVÁ me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do JEOVÁ, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do JEOVÁ.
1 Samuel 24:6
E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.
1 Samuel 18:10


Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.
Josué 5:5

Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.
Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.
Números 11:5-6


odos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que JEOVÁ jurou a vossos pais.
E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Deuteronômio 8:1-4


Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
João 12:43

Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
Salmos 105:15


Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.
Judas 1:11


Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:29

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23

O Homossexualismo E A Salvação



O Homossexualismo E A Salvação


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Gênesis 1:26

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:22

Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
Levítico 18:22

Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação a JEOVÁ; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
Deuteronômio 18:11-12


E orou Eliseu, e disse: JEOVÁ, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.2Reis 6:17

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.
Provérbios 12:4


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Mateus 10:28-31


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Mateus 10:28-31

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.
Mateus 19:12


Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. João 15:16
Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.
Atos 26:18

Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Romanos 1:26-27

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
1 Coríntios 6:10


Pois o homem não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
1 Coríntios 11:7

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
2 Coríntios 4:4

Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
1 Coríntios 11:3

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27


Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
1 Tessalonicenses 4:16-17

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 2:13-14

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e
Apocalipse 21:8

A Vida de Glei Guiomarcio







A Vida de Glei Guiomarcio:

  Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.
Josué 5:5

      Nasci no dia 1º de agosto do ano de 1975, fui gerado em um "puteiro", mas isso não muda o fato, de que eu sou separado para JEOVÁ, desde o ventre de minha mãe(Galatas 1:15);logo após o meu nascimento, as pessoas que me conheceram quando nasci, me contaram que fui "abençoado" com GONORRÉIA" nos olhos, pensaram que eu ficaria cego, não fiquei, pois Deus sabe que eu precisaria muito da minha visão para examinar a Bíblia para entender algumas coisas...De uma coisa tenho certeza, o Deserto que Deus me colocou eu vou sair dele, pois todos que nascem no deserto tem direito de sair dele, independente das murmurações nos momentos de provações(Js.5:5), agora o deserto que eu mesmo me coloquei é outra história...

 

      No começo do ano de 1986 meu padrasto Filó Gonio Ferreira da Silva(FILHO DE ELIEZÉR GONÇALVES DA SILVA) abandonou definitivamente minha mãe,que tinha 5 filhos sendo uma com idade inferior a um ano(Tatiane),6 com a que suicidou, aos 12 anos,se chamava Cátia era a mais velha, eu(tínha 10 anos, parecia ter 7) fiquei morando com Filó e sua outra mulher e meus irmãos por parte de mãe(Nubia,Wesley, Rubia e Tatiane)nunca entendi isso, ficar na casa de Filó, uma vez quem ele não era meu pai, pois tinha pessoas decentes que queriam "cuidar" de mim, minha mãe não deixará, no entanto, deixou eu morando na casa de um psicopata, pois só levou a minha irmã Tatiane,porque ainda estava amamentando-a, e foi com morar em "bar" com uma comadre dela.


No mês de fevereiro de 1990, morávamos em Santa Helena de Goiás, eu estava andando em cima do portão do CSU, quando passava por lá eu sempre fazia isso, mas nesse dia eu cai e bati a coxa no muro, quando fui tentar me levantar não consegui, havia fraturado minha perna; com isso, fiquei 6 meses sem andar, não tive muleta, nem mexia com a perna, minha perna endureceu, quando fui pisar no chão dava choque no meu pé; depois de alguns dias, ainda mancando muito, Filó mandou eu ir vender picolé na rua, pra ajudar nas despesas, ele disse que nós comíamos muito, eu estava com 15 anos parecia ter 12; em dezembro de 1990 criei coragem e falei para o meu padrasto que não iria mais vender picolé, iria trabalhar de servente de pedreiro, consegui um serviço para "aterrar" uns cômodos para "in-cimentar", ás 11 horas o pedreiro foi embora e eu fiquei mais um pouco pra terminar, enchi o carrinho com bastante terra, quando fui carregar o carrinho só senti um estralo nas costas, não conseguia mais nem mexer com o braço e sentia muita dor, fiquei com vergonha de contar a verdade e falei que tinha caído no asfalto.No mês de janeiro de 1991, meu padrasto me falou que era pra eu ir morar com minha mãe, porque ele não iria ficar "tratando" de vagabundo que não era filho dele, eu ainda testava com 15 anos, mas já "parecia ter 13", me colocaram no ônibus, me deram apenas meu registro de nascimento e uma carta explicando porque eu estava indo embora, a qual eu li,tinha várias mentiras rasguei, eu mesmo pedi para Senhoria para ficar lá até arranjar um serviço,minha mãe já morava de favor, apesar que ela trabalhava no bar,"lavava e passava roupas e cozinhava, recebia um salário minimo, a dona da casa era minha madrinha(Senhorinha) de "batismo de fogueira", mas eu não a conhecia. Era em um "bar na beira da rodovia". Por ter muitos filhos de fazendeiros, lá tinha uma extensão de uma escola, fiz umas provas e me matricularam na 5ª séria, pois eu não tinha histórico escolar, e também não tinha terminado a quarta série,devido que Filó mudava de cidade de "mês em mês", também não tinha histórico escolar, pois meu histórico havia ficado em uma dessas cidades que haviamos morado, eles não se preocuparam em pegar . Estudei o primeiro semestre, daí fui trabalhar numa fazenda de plantação de melancia; meu primeiro, serviço, foi "molhar" uma horta; trabalhei uma semana cavando buraco, para fazer uma Extensão de água, para molhar a lavoura de melancia, mas "rachei", daí fui trabalhar na preparação da terra para a plantação; trabalhei desde plantar até colher, de julho a dezembro,mas não voltei pra escola, ironia é que por, eu já ter notas suficiente pra ser aprovado não me atribuíram faltas, agora eu tinha um histórico escolar começado na quinta série.Em janeiro de 91 fui para Nova Xavantina, arrumei serviço de balconista em uma pizzaria, onde eu também passei a morar, um detalhe, perguntei por serviço em diversos comércios, para alguém que era muito tímido,foi difícil, mas não tinha outra opção.Trabalhei lá até o começo mês de julho; depois vim para Barra do Garças, arrumei serviço de garçom em uma pizzaria, morava em um quarto de aluguel, no final do ano, chamei minha mãe para morar em Barra do Garças, eu tinha economizado algum dinheiro, alugamos uma casa meia_aguá, passou a morar eu minha mãe e minha irmã que moravam na casa de Senhorinha.No ano seguinte, Filó mudou para Barra do Garças, no mesmo bairro que morávamos.
Um certo dia a madrasta dos meus irmãos, quando lavava as roupas dos meus irmãos notou a calcinha da minha irmã(Rúbia) suja de sangue ela estava com doze anos,depois disso, ela acabou contando que estava tendo relação sexual com um tal homem.Filó me chamou para matar esse homem, porque isso não deveria ficar assim, concordei com ele, eu sabia que ele já tinha matado muitas pessoas, não seria difícil, porém passado alguns dias,a mulher de Filó, chamou eu e minha mãe em sua casa, porque ela tinha descoberto, algo.Ela disse que quem estava tendo relação sexual com minha irmã era o Filó, minha mãe, em desespero exclamou, "minha filha de novo", pensei "de novo", então Filó chegou, e disse que se o denunciasse ele mataria todos, "todos ficaram com medo", daí ele e sua mulher foram embora para outra cidade.De tanto eu insistir em perguntar minha mãe me contou que ele, tinha feito a mesma coisa com minha irmã que suicidou.Então eu consegui entender porque minha irmã que suicidou tinha tanto ódio de Filó, até então, eu pensava que era pela sua ruindade, pois ele nos espancava muito.Depois, minha "madrinha" me contou que ele abusava da minha irmã desde os 8 anos dela, ela começou, a ter problemas físicos, por isso minha mãe tinha mandado ela morar com um irmão dela,depois disso, minha conversa com minha mãe passou a ser muito restrita(só consegui perdoar plenamente, minha mãe 8 anos após sua morte,em 2006, recebi o meu salário em uma sexta feira, gastei tudo usando pasta base de cocaína na sexta, fiquei o sábado e domingo sem ter nada pra comer, sozinho, de noite fui "catar latinhas " pra vender e comprar comida, pedir uma vez ," até vai,a dor da fome, é tão intensa, que se vence o orgulho, daí você acaba pedindo, quando você dorme com muita fome, só sonha com coisas de comer",olha que já passei mais de três dias sem comer coisa alguma tantas vezes, mas eu tinha o mês todo pra sobreviver,"catei latinha nos bares por duas noites, sábado e domingo, eu ouvia as pessoas que me "conhecia" dizer o que a "droga" faz com uma pessoa, na segunda fui em uma pizzaria de nome Choopana e consegui um serviço de garçom, para começar na terça; na segunda não comi nada, na terça por volta das 22:00 horas quando fui jantar, saia lágrimas dos meus olhos quando eu comia; eu jamais chorei de fome, mas chorei, quando comia, porque em muitas situações quando a fome chegou a um ponto praticamente insuportável, o alimento apareceu muitas vezes de forma misteriosa; trabalhei o mês de janeiro nessa pizzaria, o pagamento era feito no final da noite, com isso, eu recebia e já ia comprar a pasta base de cocaína. Tinha uma professora de nome Ivete que iria para Goiânia, em fevereiro, já era sabido de todos a minha situação, ela falou comigo sobre uma internação em um centro de recuperação; pensei,tenho um emprego de professor, consegui aprovação no Mestrado em Matemática da UnB e conclui um semestre desse curso, tenho treinamento militar, estou vivendo dessa forma, agora uma mulher com cinco filhos, sem ter profissão,sem pai, sem mãe,analfabeta, sem saber que podia contar com JEOVÁ DEUS, pois depois eu me lembrei de ter falado para minha mãe, assim: mãe não entrega nós para o Filó, a senhora sabe o tanto que ele é ruim, eu vou ajudar nas despesas, vendendo "laranjinha", e Deus vais nos ajudar; Amós 3:7, Certamente JEOVÁ Deus, não fará coisa alguma sem avisar seus segredos, por seus servos, os profetas; então, ela foi avisada, mesmo assim, não soube fazer a escolha certa...). Em 1994 fui aceito para servir o exército,engajei nos anos de 95 e 96, fiquei morando no quartel por causa da mágoa que fiquei com minha mãe,mas ajudava nas despesas,porém fiquei alheios aos problemas,Rúbia não conseguiu superar o trauma e saiu de casa, estando com 14 anos, para viver "na rua". No ano de 93 fiz a sexta e a sétima series,em 94 devido ser regime de internato no exército fiz apenas a 8ª série.Nos dois anos que fiquei engajado(1995 e 1996) conclui o Ensino Médio.
Nos dois anos que fique engajado "guardei dinheiro" e comprei um carro.Certo dia participando em um bar da "despedida devido a baixa dos recrutas", deixei dois dos recrutas dormirem na casa que eu e um colega de serviço alugávamos, após eu dormir os recrutas pegaram a chave do meu carro e saíram.No outro dia ao acordar, cadê o carro, ao chegar no quartel já me deram voz de prisão. Na noite anterior os recrutas "bateram" com o carro e na hora do desespero acabaram ligando para o quartel.Tinha agora uma ocorrência militar contra mim.Quando interrogado eu falei, "eu nem estava no carro, se eu comprar um avião, tenho que ter brevê, pois tinha várias acusações registradas, uma delas era dirigir sem ser habilitado"!O comandante de companhia falou,o que importa é o que esta anotado no livro do "oficial de dia,fiquei vários dia preso, esperando sair o resultado,oficial, como estava demorando "eles", resolveram me liberar a parte do dia no final de semana, mas a noite eu deveria estar lá, devido a alguns contra tempos acabei não indo no domingo à noite, pensei faltar um pernoite, não dá nada, porém,além da falta do pernoite o oficial de dia registrou tantas coisas, que virou caso de uma nova cadeia.Voltei para a "cadeia" na segunda feira,agora já eram duas "transgressões",na sexta saiu o resultado, duas cadeia fui para o comportamento "mau", todos falavam que eu seria expulso.Estava cursando, o último semestre do ensino médio, e tinha feito a inscrição para o vestibular do curso de matemática,mas nos dias do vestibular eu estaria preso, falei para o com o comandante de companhia, ele conseguiu que me liberassem, por três dias para eu realizar as provas do vestibular e depois eu "cumpriria esses 3 dias de cadeia", as provas, domingo, segunda e terça, aproveitei e fui na escola que também estava no período de provas, a noite, e fiz quatro provas,fui aprovado nessas,as demais eu fui para recuperação.Na cadeia dobrei os joelhos, eu falei para Deus, que eu só não queria ser expulso e ser aprovado no vestibular, quanto aos prejuízos financeiros pouco me importava,e no futuro Ele desse "coisas" que o diabo não conseguisse roubar(jamais esqueça o que você diz para Deus, porque Ele não esquece e também o faz lembrar).
Não fui expulso, mas fui na Campus Universitário e meu nome não estava na lista dos aprovados.Pensei não foi dessa vez.Passado alguns dias, ainda muito estressado, resolvi fazer uma viagem, fui ao Banco do Brasil retirar o dinheiro que eu tinha na caderneta de poupança, ao chegar no Banco, um soldado do exército, que ficava responsável pelas correspondência me viu, em falou que tinha uma carta param mim, disse que não sabia onde era minha casa, mas estava com ela, era uma carta da UFMT me convidando a fazer minha matricula no curso de Matemática, já tinha um mês que as aulas tinham começado.
Em 1997 quando eu sai do exército, só morava com minha mãe Tatiane, Núbia tinha casado, Wesley "encontrado outra família" e Rúbia não se tinha noticia.Em 1998 minha mãe adoeceu de câncer no pulmão, e morreu no mesmo ano.Depois que minha mãe morreu, Tatiane já não respeitava ninguém, passou a viver de cidade em cidade, com suas várias amigas de "balada"...
__

_______

 E disse JEOVÁ: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
Números 12:6

      Lembranças: Outro dia eu me lembrei de uma situação q me aconteceu quando tinha onze anos. Morava em Redenção do Pará, com eu padrasto(Filó Gonio Ferreira da Silva), madrasta, 3 irmãos por parte de mãe, sendo eu o mais velho, pois a minha irmã de 12 anos havia, suicidado(depois eu fiquei sabendo porque ela suicidou,Filó abusava sexualmente dela desde que ela tinha 8 anos) a alguns meses, morávamos em uma chácara retirada da cidade uns três km. Um dia o diabo(Filó) mandou eu ir comprar um bujão de gás na cidade de bicicleta, eu tinha 11 anos, parecia te 8, para eu andar na bicicleta tinha q subir em alguma coisa, depois q comprei o gás e amarrei o butijão de gás na garupa, cai várias vezes da bicicleta, numa dessas quedas o cilindro da bici. bateu na minha cabeça, eu chorava, as pessoas, olhavam falavam:_você não vai conseguir, você é muito pequeno, mesmo chorando, respondia, eu consigo, quando cheguei depois de alguns minutos, nem me lembrava mais q tinha sido tão difícil....Quero ser assim novamente!
Rúbia, estava com 5 anos, ela quase todo dia urinava na cama , quando estava dormindo, quando amanhecia o dia, Filó, sabendo disso a espancava muito; gritava com todos, como castigo colocava Rúbia para lavar as vasilhas, ela não conseguia nem carregar as vasilhas, deixava tudo cair no chão, Filò a espancava novamente. Um certo dia minha mãe chegou na chácara para nos visitar, estava carregando Tatiane no colo, Filó mandou ela ir embora, ela não quis ir, Filó pegou um pedaço de pau, e começou a bater em minha mãe, Filó era grande e forte, minha mãe pequena, e ainda estava segurando Tatiane, suportou as pauladas por um momento, mais logo começou a chorar e correu, Filó correu atrás lhe dando pauladas, meus irmãos, gritavam e choravam de tanto desespero, eu fiquei imobilizado, tinha mais medo de Filó do que do próprio diabo, pois o diabo eu ouvia as pessoas dizerem que ele era ruim, agora Filó eu via a sua ruindade...
...EU SEI PARA ONDE VOU
Filho meu, ouve a instrução de teu Pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Provérbios 1:8
Mas tu és o que me tiraste do ventre; fizeste-me confiar, estando aos seios de minha mãe.
Salmos 22:9 


ADORADOR
Não te encurvarás nem servirás a nenhuma imagem, porque Eu JEOVÁ teu deus sou um Deus zeloso... ... ...Exôdo,20.5


PERFEITO ADORADOR
Porquanto ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vaca;
Todavia eu me alegrarei em JEOVÁ; exultarei no Deus da minha salvação.
Habacuque 3:17-18

E disse JEOVÁ a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, íntegro, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Jó 1:8


Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor.
Ester 3:5 


EXEMPLO DE VIDA
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15


DEUS NÃO NOS ESQUECE


Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Isaías 49:15

 

 

Se formos infiéis, Ele permanece fiel; não pode negar -se a si mesmo.

   2Timoteo,2:13


     Achei por bem registrar o por que eu abandonei o Curso de Mestrado na UnB, enquanto tenho uma lembrança clara dos motivos.

   Quando todo o   dinheiro que economizei, no Quartel como Soldado Engajado, foi de uma certa forma roubado, não mais consegui fazer qualquer economia de dinheiro, pensei as pessoas me roubam, me enganam, é porque não tem ninguém de confiança para me orientar, de agora em diante vou me dedicar apenas aos estudos, pois isso não poderá ser roubado.

   Quando fiz o terceiro e quarto ano da faculdade, sobrevivia apenas com a bolsa monitoria, como atrasava muito, eu me alimentava de segunda a sexta na lanchonete da faculdade, comendo apenas um x-salada por dia,  quando recebia a "bolsa" pagava a lanchonete, com isso, não tinha roupas decente para vestir, fui e voltei a pé para a faculdade, algumas vezes, quase 5km,algumas pessoas chegaram até me perguntar se eu estava com HIV, devido ao tanto que emagreci, eu pensava, não bastasse as lutas, ainda ter que ouvir isso.

   Mas, apesar de tudo isso, dos alunos e até professores contratados da UFMT-ICLMA, que fizeram o Seletivo para o mestrado da UnB, eu fui o único  que consegui aprovação naquele ano, com direito a bolsa de estudo(724 reais em 2001).

  


porém, na classificação para morar nos apartamentos da universidade para estudantes, minha classificação foi 2, onde o principal item dos critérios são renda  familiar, eu observei que tinha "filhinhos de papai", morando nos apartamentos, eu que não ganhei nem sobrenome, quanto mais família, fiquei revoltado com isso, então cometi um erro, grave, questionei a justiça de JEOVÁ(Jó 40:8), ou melhor, vi Ele, como um Pai parcial, com preferencias com visão humana; caso tivesse algum imprevisto não havia ninguém para me ajudar; mas se eu soubesse que Ele se mantém fiel, mesmo quando nos tornamos infiéis(2Tm.2:13), tudo teria sido diferente; ainda assim ter que pagar aluguel, pois com essa classificação só conseguiria vaga nos apartamentos para estudantes, lá pelo final do Curso .

   Amós,3:7:" Certamente JEOVÁ Deus, não fará coisa alguma, sem revelar seus segredos aos seus servos, os profetas" .Um colega, de nome Mário me disse, ainda no começo do Curso, em março de 2001: "Glei, você deveria fazer uma "poupança", caso dê algo "errado", com sua "bolsa", não dei a mínima importância".

  

   No começo do mês de novembro, fiquei sabendo que o dinheiro da bolsa tinha sido pago, fui ao "banco", não tinham depositado  nada na minha conta, liguei no setor responsável pelo pagamento, me falaram que o Departamento de Matemática tinha mandado "bloquear" ; no dia anterior eu tinha lido na bíblia o texto onde relatava a loucura do rei Nabucudonosor e tive sonhos horríveis agora isso acontecendo;lembrei de minha irmã Rubia que Filó mantinha relação sexual com ela, a qual saiu de casa para morar na "rua", com idade inferior a 14 anos, isto é, esse fato, despertou dores antiga; tinha ainda um professor da UFMT-ICLMA, por nome Carlos,qual pensava ser meu amigo, que cursava o doutorado e fazia parte do "colegiado da Pós-Graduação", imaginei que essa decisão havia passado pelo "Colegiado", pensei, Carlos não teve nenhuma  consideração comigo, não me falou nada sobre isso...", ainda tinha o porém, que nos finais de semana quando eu não estava me embriagando, e "correndo atrás de mulheres", quando tinha dinheiro; quando não tinha estava no Laboratório de informática vendo pornografias, pensei em ir até o departamento e falar com "eles", mas conclui, vou ter que me humilhar, mentir para várias pessoas desconhecidas,que não estão nem aí para mim, vão me dizer que isso é irreversível;que eu deveria de ter pensado nas consequências ante de aprontar;como eu choro muito fácil, iria chorar, saindo lágrimas do olhos, não de "berrar",pois isso é coisa de criança, eu detestava que as pessoas, me vissem chorando, porque me achariam alguém frouxo, e não sabem o que de "coisas" que tive de superar; então pensei, não tenho:mãe, pai, filho e nem "carinho" por ninguém em particular; não tenho força sobrenatural, parece que só eu que não posso errar, que já vem o juízo de Deus; e nem posso contar com Ele, pois nem sou fiel, também eu pensava ser fiel ao o que, ou mesmo a quem em meio a tantas mentiras...

  

   Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.                            1 Coríntios 11:31.

    Me julguei e me condenei, pensei vamos ver quantos dias eu consigo "sobreviver" sem comer, e sem cometer pecados de pensamentos já que outros pecados já não são possíveis, assim se eu conseguir morrer sem cometer pecados,não tem como Deus me condenar, sem  ter nenhum real no bolso, consegui chegar a uma cidade Satélite de Brasília, não me recordo o nome, fiquei 3 dias morando na "rua", sem comer, tentando não "pecar" em pensamento, mas de uma hora para outra, perdi a vontade de morrer e decidi tentar "viver" mais uma vez...Fui em uma igreja Assembleia de Deus, por volta de 18:00 horas e dobrei os joelhos e apresentei a  situação para Deus, passado algum tempo, "alguém" falou nos meus ouvidos, seu pedido foi atendido, fiquei indignado, pensando ser um dos "irmãos", e abri os olhos para lhe falar "algo", não tinha mais minguem além de mim...

      Alguns anos depois, encontrei com Carlos em Barra do Garças, ele me disse que só depois de muitos dias, que eu havia desistido, fizeram uma reunião com o "Colegiado da Pós-Graduação" para cancelar o pagamento da minha "bolsa" de novembro, devido a minha desistência do Curso, no entanto o pagamento de outubro só JEOVÁ sabe o que aconteceu.

      Muitos acreditam que eu recebi a bolsa de estudo de outubro, do corrente ano, gastei o dinheiro indevidamente, e depois desisti do Curso, isso não é verdade! 

   Mas eu falarei ao Todo-Poderoso, e quero defender-me perante Deus.
Jó 13:3

Vida Espiritual



Olhos Espirituais


As vezes é comum ouvir as pessoas dizerem que se comete pecado até em pensamentos, na verdade para que aconteça o pecado de Morte espiritual, deve-se haver a consumação do que se cobiçou, como disse o Apóstolo Tiago(Tg1:15);além disso JEOVÁ conhece a nossa estrutura e a fragilidade dos nossos pensamentos(Sl.103:14;Isaías 55:9), enquanto estiver apenas em "pensamento", JEOVÁ nos compreende e nos ensinará a ter pensamentos puros, mas se a pessoa verbalizar, deu margem para vários acontecimentos...; o Apóstolo João mencionou dois tipos de pecados(1João 5:16), o que mata Espiritualmente e o que não mata Espiritualmente, certamente o pecado de pensamento(transgressão), não pode matar uma vez que não foi consumado(Tg.1:15); JESUS, disse: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela(Mt.5:28), acontece, que JESUS, falou isso para a Nação de Israel, quando Ele disse, mulher, estava se referido as casadas, sendo assim é certo que haveria a consumação do fato; uma vez, que em Israel, a classe feminina é dividida assim:crianças(fêmeas),virgens,mulheres(casadas) e prostitutas;cobiça neste caso é o mesmo que desejo sensual descontrolado, um homem Espiritual, é certo que deve controlar os seus desejos(Gênesis 4:7),no entanto enquanto não houver consumação do pecado, não acontecerá a Morte Espiritual.
Salomão escreveu que todo homem comete pecado(Ec.7:20;2Cronicas 6:36), o Apostolo Paulo registra: que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus(Rm.3:23),Apostolo Pedro diz(Pe.4:1): " aquele que padeceu na carne, já cessou de pecar", isto é, não se sente prazer ao pecar, ao contrário sente muita tristeza, logo é melhor não fazer;JEOVÁ disse para Adão: "no dia que comeres da árvore do conhecimento do bem e do mal, certamente morrerá", logo que Adão desobedeceu aconteceu a Morte Espiritual(Gn.3:7) e posteriormente a morte física(Gn.5:5); no entanto, agora temos:
disse JESUS(João 11:25):"Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crer em mim ainda que esteja morto viverá", como um morto pode crer, é claro que Ele estava falando, da morte Espiritual(2Cor 5:17).
Quando Micaías, profetizou para Acabe: "Agora, pois, eis que JEOVÁ pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti(1 Reis 22:23)"; Acabe tanto acreditou que se disfarçou, como se pudesse enganar JEOVÁ; interessante, é que JEOVÁ permitiu que o rei Acabe, pudesse ouvir a profecia verdadeira, se não fosse a vontade de "grandeza", ele teria alcançado a Salvação.Satanás agiu, mas com permissão de JEOVÁ, como no caso de Jó(Jó,1:12);JESUS QUANDO repreende ao Apostolo Pedro(Mt.16:23), na verdade Ele estava falando com Satanás.
Contudo, nós só conseguimos ver Deus agindo em nossa vida e na vida de outras pessoas, se Ele permitir; porém, temos:Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito(Gl.5:25), logo viver em Espírito é você saber o que é agradável a JEOVÁ, sem ter que invocá-lo(Salmo 91, números 23:19), ou mesmo, Ele ter que te dizer, "NÃO PODE, NÃO DEVE, NÃO VAI FAZER", usando um Profeta para te dizer, ou Ele próprio(em sonhos), ou simplesmente não deixando o acontecimento se realizar;viver em Espírito é estar sempre preocupado em realizar a vontade positiva de JEOVÁ, é muito fácil viver nesse mundo, quando não existe nenhuma preocupação em agradar ao Pai(JEHOVAH)...;além disso, o único que até hoje conseguiu viver o tempo todo sendo Espiritual foi o Senhor JESUS,até mesmo o Profeta Elias teve seu momento de fraqueza:E ele disse: Quando fugia de Jezabel;Tenho sido muito zeloso por JEOVÁ Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem(1Reis 19:10).João Batista o Grande Profeta(Malaquias,3:1),o qual quando batizou JESUS teve certeza que Ele era o Messias de JEOVÁ(Isaías 61:1), porém quando estava no cárcere fraquejou e mandou seus discípulos perguntarem a JESUS:" És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro(Mt.11:3)?O Grande Apostolo Paulo, em um momento lamentou o "fardo":... foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim(2Cor.12:7,8).O senhor JESUS, foi o único que conseguiu viver o tempo todo em Espírito(1Cor.15:45), no momento mais difícil da sua vida disse:...Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como TU QUERES(Mt.26:39), e no último instante de sua vida, depois das pessoas terem feito todo tipo de "PREVARICAÇÃO" contra Ele, ainda disse:"Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem"...(Lc.23:34)


Plano de Salvação de JEOVÁ



Plano de Salvação de JEOVÁ



       Quando Adão desobedeceu a JEOVÁ(Gn.3:6), aconteceu a Morte Espiritual(Gn.2:17;Gn.3:7), depois JEOVÁ impediu que ele comesse da árvore da vida e vivesse eternamente pecador(Gn.3:22);interrompendo assim, o processo de vida Eterna para o Homem, mas devido a Onisciência de JEOVÁ, já tinha o Mediador preparado para estabelecer uma nova Aliança entre JEOVÁ e o Homem(João,14:6;1Tm.2:5;Hb.12:24), ou seja, a esperança de vida eterna continua(João 6:68; Tito 1:2), pois por meio de um homem entrou a morte no mundo, mas também por meio de um Homem a ressurreição dos mortos(1Cor.15:21). Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante(1cor.15:45), o primeiro Adão é da terra(Gn.2:7) e fracassou em um jardim, o último Adão(JESUS) é do Céu e foi vitorioso no deserto, fazendo uso apenas das Palavras de JEOVÁ.
JEOVÁ separa Abrão(Gn.12:1), para que o Plano de Vida Eterna para o Homem continue, lhe dá a circuncisão para indicar esse Concerto(Gn.17:11); note que esse Concerto com Abrão e depois com Moisés no monte Sinai(Ex.34:28), foram apenas paliativos, o definitivo só aconteceu com JESUS(Hb.12:24;Lucas 23:45;Timóteo 2:5), pois os dois filhos de Abraão indicam dois Concertos entre JEOVÁ e o Homem, o filho da escrava, Ismael, indica o Concerto do monte Sinai(Gálatas 4:25), o filho da mulher Livre(Gálatas 4:26), Isaque, indica a Aliança entre JEOVÁ e o Homem por meio de JESUS(João 14:6); JEOVÁ introduz os "sacrifícios" de animais para a remissão de pecado(Hb.9:22); quando Abrão mostra ter fidelidade a JEOVÁ, oferecendo, naquele momento seu único filho, pois Ismael já não estava mais com ele; JEOVÁ então Jura por si mesmo, por não ter outro Maior para Jurar(Gn.22:16; Hb.6:13), que honrará as promessas que fez a Abrão(Gn12); posteriormente formaliza esses sacríficos, através da Lei por Moisés, pois como disse o Apostolo Paulo, "não havendo lei", não existe pecado(Rm.5:13)", todavia como bem disse Samuel(1Sm.15:22):"Tem porventura JEOVÁ, tanto prazer em holocausto e sacrifício, do que obedeça a sua Palavra"; JESUS, complementou isso dizendo para os Judeus Fariseus, "aprenderem o que significa, misericórdia quero, e não sacrifícios(Mt.9:13)", citando Oséias 6:6; ou seja, os Fariseus, deveriam saber mais sobre Deus(Lc.10:29), do que mero formalismo da Lei.
Caifás profetizou(João 11:50), que um homem deveria morrer pelo povo, JESUS ofereceu seu corpo para o Último derramamento de sangue para remissão de Pecados(João 10:18), quando se CONSUMOU a morte de JESUS, o véu do Templo rasgou-se de cima para baixo(Lc.23:45), não por mãos humanas, foi estabelecida a nova Aliança entre JEOVÁ e o Homem, por meio de JESUS, Ele é o único Mediador entre JEOVÁ e o Homem(1Tm.2:5), e ninguém vai ao Pai senão por Ele(João 14:6).
Mas, o Homem é de uma natureza egoísta, como no caso do Profeta Jonas, que não queria ir Pregar para os ninivitas', antes queriam que eles fossem condenados(Jn.4:2); assim os judeus, esperavam um Messias, que destruiria os romanos e salvaria apenas eles, pois somente eles tinham a promessa de JEOVÁ feita a Abrão(Gn.12:1-3), no entanto, JESUS, veio para os que era seus, e os seus não o receberam, mas todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus(João 1:11-12), porque JEOVÁ, não predestinou ninguém ao inferno, antes quer que todos se salvem(1Tm.2:4), agora devemos ao menos querer. Quando JESUS, tocar a trombeta(1Ts.4:16,17); No começo da bíblia, isto e, em Gênesis, temos uma alusão de como será no Final:O Arrebatamento de Enoque(Gn. 5:24;Hb. 11:5) antes do diluvio simboliza o Arrebatamento da Igreja, Noé e sua família que se salvaram do Dilúvio(Gn.7:7), indica os escolhidos que vão ser salvo depois do Arrebatamento da Igreja"; todos vão ouvir o som da trombeta, nesse momento, já vão ter pessoas em oração, será o momento decisivo na vida de cada pessoa; eu digo que todos vão ouvir, porque JEOVÁ não é injusto, as pessoas Espirituais que poderiam dizer que Ele é injusto disseram o contrário; São João Batista morreu degolado, ou seja, ficou sem a cabeça no sentido literal, em momento algum questionou sua sorte, mesmo estando em uma prisão sem ter cometido crime algum; por causa de uma mulher perversa e um Imperador inescrupuloso; José escolheu correr de uma mulher a pecar contra JEOVÁ(Gn.39:12), por causa disso ficou 13 anos preso, sendo, que já estava vivendo em uma terra estranha por ter sido vendido pelo seus irmãos(Gn.37:27), em momento algum culpou JEOVÁ por isso, mas teve fé, que chegaria o dia que seria feito justiça na sua vida(Gn.41:40); algumas pessoas possuem muitas propriedades, outros não tem nem onde morar; uns morrem de tanto comer, outros morrem por não ter o que comer.



Mas é muito fácil culpar JEOVÁ por tudo isso; além disso, não vamos analisar situações que não entendemos; veja o que disse o Apostolo Paulo:Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma(Rm.9:14). Ainda disse:,...sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso(Rm.3:4); isto é, da parte de JEOVÁ, não existe injustiça, agora a injustiça acontece porque nós aceitamos e compactuamos com ela; veja o que disse Noemi, depois de perder, marido, filhos:Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso, Rute 1:20; de uma certa forma, ela sabia que indiretamente aquilo vinha de JEOVÁ, pois todo acontecimento para se realizar deve estar ao menos na vontade permissiva de JEOVÁ, ou seja, ela tinha visão Espiritual; tanto que orientou prudentemente sua nora Rute, a qual veio a ser da descendência de JESUS;Jó depois de perder todo seu patrimônio, filhos e filhas, ainda disse:"bendito seja o nome de JEOVÁ(Jó 1:21)", Jó tinha tanta Espiritualidade que percebeu que estava sendo Provado; "aquele que estiver dirigindo sua Ferrari, vai ouvir, mas vai querer, levar o carro junto(1Tm.6:7), não tem jeito; um casal de "fornicadores", um vai dizer: você ouviu isso? O outro responderá: não foi nada"! No entanto, depois do Arrebatamento, o Mundo entrará em uma total desordem devido a esse acontecimento. Então surgirá o ANTICRISTO, um Judeu convertido ao cristianismo da tribo de Dã(Gn.49:17;2Ts.2:3,4;**Ap.7:5-8), o filho da "perdição de sorte que se assentará como deus, no trono de deus, parecendo ser Deus";ele colocará o mundo em ordem novamente, e introduzirá sua "marca"(Ap.13:17), somente os que aceitarem essa "marca" poderão participar da vida social, os que aceitarem já estarão condenados, porque amaram mais a glória dos homens do que a Glória de Deus(João,12:43), os "Escolhidos" da segunda chamada, se lembrarão das Pregações(Amós,8:11) e não aceitarão ser "marcados", a partir disso viveram a margem da sociedade. Os "marcados" passaram a adorar o Anticristo, devido aos seus feitos, e ele vai querer adoração de todos, nesse momento os judeus se revoltarão, pois só Adoram a JEOVÁ, o Anti-Cristo, declarará guerra aos judeus; armarão todo tipo de arma nuclear, em direção de Israel, os 144 mil judeus(Ap.7:4)), dobrarão seus joelhos(Fp.2:10,11), e clamarão,"MISERICÓRDIA JEOVÁ",


 

 Nesse momento JESUS, descerá do Céu com seus anjos em sua verdadeira forma(Ap.1:13-18);Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:34-46...
... ... ... ... ... ... ... ... ... 


As sete trombetas,
marcação dos escolhidos,
início das calamidades

(Caps. 7-11).

As trombetas angelicais predizem ao gênero humano, os padecimentos físicos e espirituais. Mas, antes do seu início, o Apóstolo João vê um anjo marcando as frontes dos filhos da Nova Israel (Apo. 7:1-8). Israel representa a Igreja do Novo Testamento. As marcas simbolizam seleção e proteção divina. Esta visão lembra o Sacramento da Crisma, quando, na testa do recém batizado unge-se o “selo do Espírito Santo.” Lembra também o sinal da cruz que protege “contra as forças do mal.” Pessoas que não são protegidas pela divina marca sofrem a praga dos “gafanhotos” saídos das entranhas da terra, i.e., do poder das forças demoníacas (Apo. 9:4). O profeta Ezequiel descreve a mesma marca nos piedosos da velha Jerusalém, antes de sua conquista pelos exércitos Caldeus. Então, como agora, a marca misteriosa era colocada com o propósito de proteger os piedosos do destino dos ímpios (Eze. 9:4). Com a chamada nominal das doze tribos de Israel (Apo. ch. 7), a tribo de Dan foi propositadamente omitida. Alguns veem nisto a origem do anticristo no seio desta tribo. Este pensamento está baseado nas palavras enigmáticas do Patriarca Jacó relativo aos descendentes futuros de Dan: “serpente junto ao caminho, víbora junto a vereda” (Gen. 49:17).

Assim, a presente visão introduz a descrição subsequente das perseguições da Igreja. A medição do templo de Deus, no capítulo onze, tem o mesmo significado da marcação dos filhos de Israel: proteção dos filhos da Igreja contra o mal. A Igreja de Deus, tal qual a Mulher vestida com a luz do sol e a cidade de Jerusalém ,são símbolos diferentes da Igreja de Cristo. A idéia básica destas visões é que a Igreja é Santa e é cara à Deus. Deus permite as perseguições em função do aperfeiçoamento espiritual dos que creem, mas protege-os contra a escravização do mal e do mesmo destino dos descrentes.

Antes da remoção do sétimo selo, há um silencio “de cerca de meia hora” (Apo. 8:1). É a calmaria antes da tempestade que balançará o mundo durante o tempo do anticristo. (Será que o atual processo de desarmamento, resultante da derrocada do comunismo não corresponderia ao intervalo que é dado aos homens para se converterem a Deus?) Antes do início das calamidades, o Apóstolo João vê os santos orando ardentemente pela clemência para com o gênero humano (Apo. 8:3-5).


Calamidades naturais

Seguem-se os sons das trombetas de cada um dos sete anjos e depois tem início as mais variadas calamidades. A princípio, perece um terço da vegetação; então, um terço de todos os peixes e outras criaturas marinhas; segue-se o envenenamento dos rios e nascentes de água. A queda de granizo e fogo sobre a terra, bem como de uma montanha incandescente e de uma estrela luminosa, ao que tudo faz crer, indica as colossais dimensões destas calamidades. Não estaria isso profetizando a contaminação global e a destruição da natureza, tão evidente nos dias atuais? Em assim sendo, a catástrofe ecológica atual prediz a vinda do anticristo. Deturpando cada vez mais a imagem de Deus, o gênero humano deixa de valorizar e amar Seu mundo maravilhoso. Com os seus próprios dejetos o gênero humano polui lagos, rios e mares. Derramamentos de petróleo contaminam vastas expansões costeiras; destroem-se florestas e selvas, exterminam-se várias espécies de animais, peixes e aves. Pela cruel ganância, envenenando o meio ambiente faz perecer tanto os culpados quanto os inocentes. As palavras “o nome da terceira estrela é Absíntio e muitos pereceram da água porque ficou amarga” o que nos faz lembrar da catástrofe de Chernobil porque “Chernobil” quer dizer “Absíntio.” Mas o que significa o perigo que atinge a terça parte do sol e das estrelas e seu eclipse?(Apo. 8:11-12). Provavelmente trata-se da poluição atmosférica até as proporções em que a luz do sol e das estrelas, atingindo a Terra, parece menos luminosa. (Por exemplo, devido a poluição do ar em cidades como São Paulo, Los Angeles e New York, o céu frequentemente apresenta-se de uma côr marrom-suja. Já a noite, com exceção das mais luminosas, as estrelas são pouco visíveis.).

A narrativa sobre os gafanhotos (a quinta trombeta, Apo. 9:1-11) saídos das entranhas da terra, trata do fortalecimento da força demoníaca entre os homens. Ela é encabeçada por “Apolleon” que quer dizer “destruidor,” referindo-se ao diabo. A medida que os seres humanos, devido sua falta de fé e seus pecados vão perdendo a graça Divina, o vazio espiritual que neles se instala, é cada vez mais preenchido pela força demoníaca, martirizando-os com dúvidas e diversas paixões.


Guerras Apocalípticas

A trombeta do sexto anjo põem em movimento um grande exército de além do rio Eufrates, o qual extermina um terço do gênero humano (Apo. 9:13-21). Na visão Bíblica, o rio Eufrates denota a fronteira atrás da qual se fixam as nações hostis a Deus e as que ameaçam Jerusalém com a guerra e o extermínio. Para o Império romano, o rio Eufrates serviu de anteparo contra os ataques dos povos orientais. O nono capítulo do Apocalipse, é escrito tendo como pano de fundo a guerra cruel e sangrenta entre Judeus e Romanos, de 66 a 70 D.C., ainda viva na memória do Apóstolo João. Esta guerra teve tres fases (Apo. 8:13). A primeira, durou cinco meses, de maio a setembro de 66 (cinco meses dos gafanhotos, Apo. 9:5 e 10). Teve por comandante dos exércitos romanos Gasius Flor. A segunda fase durou de outubro a novembro de 66, quando o governador sírio Cestius encabeçou quatro legiões romanas (quatro anjos junto ao rio Eufrates, Apo. 9:14). Esta fase da guerra foi extremamente danosa para os judeus. A terceira fase, comandada por Flavius Flavianum durou três anos e meio, de abril de 67 D.C. a setembro de 70 D.C., e terminou com a destruição de Jerusalém, o incendio do templo, e a diáspora dos judeus pelo Império Romano. Estas batalhas sangrentas serviram de prelúdio as terríveis guerras futuras, as quais se refere o Salvador em Seu sermão no monte das oliveiras (Mat. 24:7). Nos atributos dos gafanhotos infernais e das hordas do Eufrates, podem ser reconhecidas as armas contemporâneas de extermínio em massa: tanques, canhões, bombardeiros e mísseis nucleares. Os capítulos seguintes do Apocalipse, descrevem as guerras cada vez mais cruentas sempre presentes em nossa história (Apo. 11:7, 16:12-16, 17:14, 19:11-19, e 20:7-8). As palavras “secaram as águas do rio Eufrates para que se abrisse o caminho aos reis do Oriente” (Apo. 16:12), podem indicar um perigo mais além do oriente,. Com isto, deve-se levar em consideração, que o relato das guerras Apocalípticas possui características de guerras reais mas, numa abordagem última, refere-se a uma guerra espiritual, e os nomes próprios e as datas tem um significado alegórico. O Apóstolo Paulo elucida: “Porque nós não estamos nos insurgindo contra homens de carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal espalhadas nos ares” (Efe. 6:12).

O vocábulo Armagedon é composto de duas palavras: “Ar” em hebraico significa Planície e “Megiddo” é uma localidade ao Norte da Terra Santa, próxima ao monte Carmel onde, antigamente Barrack derrotou os exércitos comandados por Sisara e o profeta Elias e executou mais de quinhentos sacerdotes de Baal. (Apo. 16:16, 17:14; Juizes 4:2-16; 1 Reis 18:40). A luz destes eventos bíblicos, Armagedon simboliza a derrota das forças anti-religiosas por Cristo. Os nomes Gog e Magog no capítulo 20, lembram as profecias de Ezequiel a respeito da invasão de Jerusalém por um número indeterminado de regimentos sob o comando de Gog das terras de Magog (sul do mar Cáspio; Ezeq. cap. 38 e 39; Apo. 20:7-8). Ezequiel atribui esta profecia aos tempos do Messias. No Apocalipse, o cerco dos regimentos de Gog e Magog ao “local dos santos e da cidade eleita (i.e, da Igreja)” e a destruição destes regimentos pelo fogo Celestial, deve ser entendida pela derrota total das forças contrárias a Deus, humanas e demoníacas, pela segunda vinda de Cristo.

No tocante aos sofrimentos físicos e aos castigos dos pecadores frequentemente citados no Apocalipse, o Observador explica que Deus os admite como uma lição para trazer os pecadores ao arrependimento (Apo. 9:21). Mas, com mágoa o Apóstolo menciona que os homens não atendem ao chamado de Deus, continuam pecando e servindo aos demônios. É como se “mordendo a isca” as pessoas estivessem se lançando para a própria morte.


Visões de duas testemunhas

(Apo. 11:2-12).

Os capítulos 10 e 11 ocupam lugar de transição entre as visões das sete trombetas e dos sete selos. Nos dois testemunhos de Deus, alguns Santos Padres veem os dois justos do Velho Testamento, Enoque e Elias, que voltarão a terra antes do fim do mundo com a missão de revelar as mentiras do anticristo e levar o gênero humano e lealdade para com Deus. Ou os dois poderiam ser ainda Moisés e Elias. É sabido que Enoque e Elias foram levados vivos para o Céu (Gen. 5:24, 2 Reis 2:11). As punições que estas testemunhas imporão ao gênero humano, lembram os milagres executados pelos profetas Moisés, Arão e Elias (Exo. caps. 7-12, 1 Reis 17:1, 2 Reis 1:10) Os Apóstolos Pedro e Paulo, que haviam sido executados recentemente em Roma por ordem de Nero, poderiam ter servido como protótipos das duas testemunhas apostólicas para São João. Evidentemente, as duas testemunhas no Apocalipse, simbolizam outras testemunhas de Cristo, divulgadoras do Evangelho no hostil mundo pagão e que, não raro, terminam seu ministério com o martírio. As palavras “Sodoma e Egito, onde até mesmo nosso Senhor é crucificado,” indicam a cidade de Jerusalém, onde sofreu nosso Senhor Jesus Cristo, vários profetas e muitos dentre os primeiros cristãos.




Os sete símbolos, a Igreja,
e o reino da besta

(Caps. 12-14).

Quanto mais nos aprofundamos, maior se torna a nitidez com que o Observador defini a divisão da humanidade em duas partes opostas: a Igreja e o reino da besta. Nos capítulos precedentes, o Apóstolo João começou a familiarizar os leitores com a Igreja, falando sobre os marcados, o templo de Jerusalém e das duas testemunhas. O capítulo 12, mostra a Igreja em toda sua glória Celestial e simultaneamente apresenta seu principal inimigo, o diabo-dragão. A visão da Mulher, vestida com a luminosidade do sol e do dragão, tornam óbvio que a guerra entre Bem e Mal vai alem das fronteiras do mundo material e estende-se ao mundo dos anjos. O Apóstolo mostra que no mundo dos espíritos imateriais existe um criatura má, dotada de consciência, que trava uma luta desesperada contra os anjos e as pessoas dedicadas a Deus. Esta guerra entre Bem e Mal, que ultrapassa toda a existência do gênero humano, começou no universo angelical antes da criação do mundo terreno. Conforme já foi dito, o Observador descreve esta luta em várias partes do Apocalipse, não na sucessão cronológica mas em diferentes fragmentos ou frases.

A visão da Mulher lembra ao leitor da promessa de Deus a Adão e Eva com relação ao Messias (a Semente da Mulher), que decaptará a cabeça da serpente (Gen. 3:15). Seria possível pensar que no capítulo 12 a Mulher se refere e Virgem Maria. Porém, das referencias posteriores, onde se fala nos demais descendentes da Mulher (os cristãos),

é evidente que aqui deve ser considerado que a Mulher é a Igreja. O brilho do sol que cerca a Mulher simboliza a perfeição moral dos santos e a iluminação santificada da Igreja pelas graças do Espírito Santo. As doze estrelas simbolizam as doze tribos da Nova Israel — quer dizer, a unidade dos Cristãos. A agonia da Mulher durante o trabalho de parto, simboliza sacrifícios, privações e sofrimentos dos servidores de Deus (profetas, Apóstolos, e seus sucessores), suportados por eles durante a pregação do Evangelho no mundo e durante a confirmação das virtudes Cristãs entre seus filhos espirituais (os que foram batizados). São Paulo disse aos Gálatas: “ Filhinhos meus, por quem eu sinto de novo as dores do parto, até que Jesus Cristo se forme em vós” (Gal. 4:19).

O Primogênito da Mulher, a quem foi dito: “Tu as governares (todas as nações) com cetro de ferro” e o Senhor Jesus Cristo (Salmos 2:9, Apo. 12:5 e 19:15). Ele é o Novo Adão, tornado cabeça da Igreja. O “extase” do Infante evidência e ascensão de Cristo aos Céus, onde Ele sentou e “destra do Pai” e, desde então, governa os destinos do mundo.

“O dragão, com sua cauda subtraiu dos Céus a terça parte das estrelas e lançou-as sobre a terra” (Apo. 12:4). Os estudiosos entendem que as estrelas indicam os anjos que o diabo, em seu orgulho, incitou a rebelião contra Deus, tendo como resultado uma guerra no Céu. (Esta foi a primeira revolução no universo!) O Arcanjo Miguel veio a frente dos anjos bons. Os anjos que se revoltam contra Deus foram derrotados e não puderam permanecer nos Céus. Afastando-se de Deus, transformaram-se em demônios. O seu reino, as regiões inferiores, conhecido como inferno, tornou-se lugar de escuridão e sofrimento. Conforme opinião dos Santos Padres, a guerra descrita pelo Apóstolo João, aconteceu no mundo dos anjos antes da criação do mundo material. Isto é apresentado aqui ao leitor para explicar que o “dragão” que perseguirá a Igreja em visões subsequentes do Apocalipse, é o Anjo Caído “Lúcifer” — eterno inimigo de Deus.”

Tendo sofrido derrota nos Céus, o dragão com toda sua fúria lança-se contra a Mulher (a Igreja). Suas armas são as mais variadas tentações dirigidas a Mulher, assemelhando-se a um rio caudaloso. Porém, ela se salva das tentações fugindo para o deserto, quer dizer, desistindo voluntariamente dos bens e das comodidades terrenas com as quais o dragão tenta envolve-la. As duas asas da Mulher são a prece e o jejum, pelos quais os cristãos se espiritualizam, ficando imunes ao dragão que rasteja pela terra qual uma víbora (Gen. 3:14; também Marcos 9:29). Convem lembrar que muitos cristãos zelosos, já a partir dos primeiros séculos fixavam-se no deserto, abandonando literalmente as cidades ruidosas repletas de tentações. Em cavernas remotas, em eremitérios e mosteiros, dedicavam todo seu tempo a oração elevando seus pensamentos a Deus e atingiram tal elevação espiritual ,que os cristãos de hoje são incapazes de imaginar. O Monasticismo floresceu no Oriente entre o quarto e sétimo séculos, quando em regiões desertas do Egito, Palestina, Síria e Asia Menor, surgiram muitos eremitérios e mosteiros, com centenas e até milhares de monges e freiras. Do Oriente Próximo, o monasticismo transferiu-se para o monte Athos e, de lá, para Rússia onde, no período pré-revolucionário havia mais de um milhão de mosteiros e eremitérios.



Nota: “tempos, um tempo e metade de um tempo” — 1260 dias ou 42 meses (Apo. 12:6-15) — expressão que corresponde a três anos e meio e, simbolicamente indica o período das perseguições. O ministério público de Cristo durou três anos e meio, bem como, as perseguições contra os cristãos durante o reinado do Rei Antíoco Epifanes e dos Imperadores Nero e Domiciano. Não obstante, as cifras do Apocalipse devem ser entendidas simbolicamente (vide supra).
O ANTICRISTO SERIA UM PERSONAGEM DE ORIGEM CRISTÃ

1. De acordo com as revelações de São Paulo, onde se estabeleceria o anti-cristo, produzindo apostasia? II Tessalonicenses 2:3, 4.

"...a ponto de assentar-se no de ostentando-se como se fosse o próprio ."

Nota: Evidentemente a cristandade o teria em grande reverência e seria um centro da religião cristã. A profecia de Apocalipse 13 revela de quem se trata.

A PRIMEIRA BESTA SIMBÓLICA DE APOCALIPSE 13

2. Que detalhes da primeira besta simbólica nos permitem localizar geograficamente a sede da besta? Apocalipse 13:1; 17:9.

"... tinha chifres e cabeças..."

"Os dez chifres que viste são ..."

Nota: Os comentários católicos das Bíblias do Pontifício Instituto Bíblico de Roma e a de Jerusalém sobre Apocalipse 13:1, 2; 17:1, 3 informam que os 7 montes identificam a cidade de Roma.

3. Que recebeu do dragão de Apocalipse 12 (Satanás e a Roma dos Césares) a besta de Apocalipse 13 ? Apocalipse 13:2.

"... E deu-lhe o dragão grande o seu ,o seu e grande ."

Nota: Historicamente há um só poder que recebeu a sede e a autoridade da Roma dos Césares, tal como havia sido profetizado, e este é Roma papal.

PODER PERSEGUIDOR E BLASFEMO

4. Por quanto tempo teria Roma poder para perseguir o remanescente fiel? Apocalipse 13:5, 7; 12:6; Ezequiel 4:6, 7.

"... e autoridade para agir meses."

"... cada dia por ..."

Nota: A História demonstra que esses 42 meses proféticos ou 1.260 dias proféticos (1.260 anos literais) começaram no ano 538 quando entrou em vigência o Edito de Justiniano, dando a Roma o poder legal para perseguir e entregar até à pena de morte os cristãos dissidentes. Ao findarem os 1.260 anos, cumpriu-se a outra parte da profecia.

5. Além de perseguir, que faria a besta do anticristo? Apocalipse 13:5, 6.

"... uma boca que proferia e ..."

Nota: Há algumas "arrogâncias" do papado que para Deus são blasfêmias. Por exemplo: sua pretensão de perdoar pecados. Depois da ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, São Pedro deixou bem claro que ele (Pedro) não tinha poder para perdoar pecados, que essa é atribuição de Deus ( Atos 8:20-23 ). Evidentemente ele conhecia o princípio bíblico de que só Deus tem poder de perdoar pecados e que, quem pretende fazê-lo, blasfema. ( São Marcos 2:7 .) Outros exemplos: ao fazer-se chamar "Santo Pai" adotou um nome que corresponde a Deus. Jesus: "A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, Aquele que está no Céu" ( São Mateus 23:9 ). Proclama ser cabeça da igreja, usurpando assim a função de Cristo, que é o cabeça do corpo da Igreja ( Efésios 5:23 ). Também aceita homenagens que na Santa Bíblia são um ato de adoração que corresponde só a Deus. Referimo-nos à prática de ajoelhar-se ante o papa. São Pedro proibiu a Cornélio que o fizesse por considerar-se (Pedro) um mero ser humano ( Atos 10:25, 26 ). Note que o santo anjo de Deus, apesar de ser superior a um santo apóstolo, proibiu a João que se ajoelhasse diante dele, explicando-lhe que isso era um ato de adoração que só corresponde praticar perante Deus ( Apocalipse 19:10; 22:8, 9 ). Agora entendemos melhor o que quis dizer São Paulo quando escreveu na Santa Bíblia que "o homem da iniquidade, o filho da perdição,... a ponto de sentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus". ( II Tessalonicenses 2:3, 4 .) Por isto é ele o anticristo (ANTICRISTO, quer dizer que se põe no lugar de Cristo, e também se opõe a Cristo).

6. Que número calculado de um título atribuído a si pelo papado serve como outro elemento identificador da besta? Apocalipse 13:17, 18.

"... ou o número do seu nome... O número da besta, pois é número de homem. Ora esse número é ."

Nota: O idioma oficial do papado é o latim, a língua dos romanos. Todos sabemos que 'os números romanos são letras (os números que usamos são arábicos, proveniente dos arábes). Um dos títulos exibidos pelos papas em sua tiara é VICARIVS FILII DEI. Apocalipse diz que 666 é o número de seu nome. Calculando o valor numérico das letras deste título papal, temos o número 666.

V = 5 F = 0 D = 500
I = 1 I = 1 E = O
C = 100 L = 50 I = 1
A = 0 I = 1
R = 0 I = 1
I = 1
V = 5
S = 0 TOTAL=666